GANHANDO CAMPO

A forma de plantar mudou. Com a assistência técnica da Biorgânica, em parceria com o SFTF, passamos do automático (plantar-produzir-entregar) para o convívio (entender-plantar-cuidarproduzir-entregar) como uma empresa. E como o processo de certificação é anual, eles têm conseguido se programar cotidianamente para as auditorias.” Agostinho Luiz Warta Do município de Realeza (PR).

 

Conseguimos ajustar a assistência técnica à realidade de cada produtor. A partir da  parceria com a Solidaridad, criamos dois campos experimentais, com as mesmas características ambientais, climáticas e de solo das propriedades dos agricultores.

Os campos são abertos, para que os produtores possam visitá-los. Dessa forma, eles buscam os técnicos da empresa para saber os resultados das pesquisas e implantar na sua propriedade. Conseguimos também fazer coleta e análise de solo de cada propriedade, para que os produtores pudessem comprar fertilizantes específicos para as necessidades de suas terras. Isso tudo fez com que desenvolvêssemos tecnologias para que o produtor se mantenha na produção orgânica de soja.” Karine Cardoso, Coordenadora de projetos da Gebana.  

© 2016 Solidaridad Network