PARCEIROS

A Iniciativa Holandesa de Comércio Sustentável (Initiatief Duurzame Handel - IDH) acelera e valoriza o comércio sustentável por meio de coalizões específicas e de impacto, composta por multinacionais de vanguarda, organizações da sociedade civil, governos e outras partes interessadas. Para isso, reúne os interesses e pontos fortes dos diferentes atores na cadeia de abastecimento e cria valores compartilhados por todos os parceiros. A IDH desenvolve programas em café, chá, algodão, soja, óleo de palma, cacau, aqüicultura e madeira, entre outros. Esta publicação conta com o apoio da IDH, que, juntamente com a Solidaridad elaborou e desenvolveu o programa SFTF.

Adquirida pela japonesa Mitsubishi Corporation, em 2013, a trading e produtora goiana Ceagro Los Grobo do Brasil foi rebatizada de Agrex do Brasil. Opera com a originação, armazenamento, beneficiamento e exportação de commodities, além da venda de insumos (sementes e fertilizantes) e produtos. 

Fundada em 2007, a Biorgânica atua com assistência técnica e comercialização de produtos orgânicos no sudoeste do Paraná. Localizada no município de Realeza, a empresa trabalha em parceria com cerca de 80 produtores, oferecendo suporte para implantação e condução das lavouras orgânicas. Para isso, distribui sementes e insumos, presta assistência técnica, coordena o processo de certificação junto a certificadora de orgânicos e de contratos de garantia de comercialização da produção de soja orgânica, além de processar e beneficiar grãos. 

Fundada em 2004, a Aliança da Terra (ADT) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que visa reduzir o impacto ambiental e social nas cadeias produtivas, atuando diretamente com os produtores rurais.

No SFTF atuou em duas regiões: Amazônia Legal, em parceria com a ADM Brasil,e em áreas consolidadas, com a Unilever Brasil e a Cargill.

Associação Amigos da Terra de Sorriso é uma entidade (associativa) civil sem fins lucrativos (ONG), fundada em 2002 como Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT). Atua na promoção de eventos tecnológicos para grandes e médios produtores, com apoio à agricultura familiar e com a valorização da participação das mulheres.  No programa SFTF atuou em parceria com a WWF.

O Grupo André Maggi (Amaggi) é uma das maiores empresas do agronegócio no Brasil e que também está presente na Argentina, Paraguai, Holanda, Noruega e Suíça. Opera em todas as etapas da cadeia produtiva do agronegócio, desde a produção agrícola até o transporte fluvial, passando por originação, processamento da soja e comercialização de grãos, insumos, energia elétrica e operações portuárias. Os projetos foram realizados por meio da Fundação André e Lúcia Maggi. Nos primeiros 3 anos do programa a Aliança da Terra foi a implantadora do projeto, e no ultimo ano, a Fundação André e Lucia Maggi assumiu a implantação. 

Parceria entre Solidaridad, Via Verde Consultoria Agropecuária em Sistemas Tropicais e Cerquality Consultoria em Sustentabilidade e Certificação. Cerquality: consultoria especializada que realiza assessoria para diversas certificações no âmbito do agronegócio, entre elas, a RTRS. Desenvolve ainda projetos técnicos, de capacitação e de verificação junto a produtores. Via Verde: formada por uma equipe de 28 consultores desenvolve projetos em diversos setores da cadeia produtiva, principalmente nas culturas de pecuária de corte e leite, produção de grãos, fruticultura, café, bioenergia e também em parcerias com ONGs e o poder público. 

A Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) é referência nacional em Sistema de Plantio Direto (SPD). Fundada em 1992, tem atuado com o desenvolvimento da agricultura no cerrado, tendo como base a integração da lavoura e pecuária. No SFTF atuou em parceria com Aprosoja Goiás e CoopaDF - Cooperativa do Distrito Federal, e também no município de Rio Verde, no Estado de Goiás. 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” (FAPCEN) se constitui em instituição sem fins lucrativos. Criada por empresários rurais, tem como objetivo a transferência e implantação de novas tecnologias de informação em busca da sustentabilidade das regiões que compõem os Estados do MA-TO-PI (Maranhão, Tocantins e Piauí). 

Com sede em Capanema, sudoeste do Paraná, a Gebana Brasil visa à produção sustentável. Por meio de assistência técnica e pesquisa, fornece acesso ao mercado internacional e realiza projetos dentro do padrão do Comércio Justo, apoiando e fortalecendo a agricultura familiar. Seu principal produto é a soja, seguido de milho, trigo e variedades de feijão - todos provenientes da agricultura orgânica praticada por seus 530 fornecedores. 

O Sindicato Rural de Coromandel pauta suas ações no apoio ao produtor rural, organização e defesa da classe. Entre suas principais ações estão a capacitação dos produtores e dos seus colaboradores em boas práticas agrícolas em parceria com o SENAR, além de prover serviços contábeis e de regularização fundiária. No SFTF atuou em parceria com a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA), na região de Coromandel, no Estado de Minas Gerais. 

Fundado em 21 de abril de 2001, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SRLEM) é reconhecido pelo Cadastro Nacional de Entidades Sindicais do Ministério do Trabalho e Emprego (CNES), filiado à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), e conveniado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Atende os produtores dos municípios de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Correntina, Riachão das Neves, Jaborandi, Baianópolis e Angica. No SFTF, atuou em conjunto com a  Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste) - fundada em 1995 por agricultores da região. 

A The Nature Conservancy (TNC), organização de conservação ambiental, atua em mais de 30 países, com um objetivo comum: conservar plantas, animais e ecossistemas, para o bem da natureza e do próprio ser humano. No Brasil desde 1988, trabalha com governos, empresas e inúmeros parceiros locais para promover a conservação ambiental em larga escala. No programa SFTF atuou em parceria com a Fiagril.

Vanguarda Agro S/A é uma empresa produtora de commodities agrícolas, com foco na produção de soja, milho e algodão e valorização de terras. Possui oito unidades de produção localizadas no Estado do Mato Grosso, totalizando uma área sob gestão de aproximadamente 163,8 mil hectares. No SFTF certificou 46.278 hectares, totalizando 143.391 toneladas de soja certificadas RTRS, e outros 30.821 hectares sob manejo sustentável. 

© 2016 Solidaridad Network