339 municípios

19,98 milhões de hectares

11,23 milhões de habitantes

Fonte: Censo Demográfico 2015. IBGE

Para a aplicação do SFTF junto a produtores familiares, a região selecionada no Brasil foi o Estado do Paraná, mais especificamente o sudoeste e no oeste daquele Estado por se tratarem de áreas com forte característica de produção familiar e concentração de pequenas propriedades rurais.


Responsável por 18,2% da produção nacional de grãos e 17,2% da de soja, o Paraná é caracterizado por médias e pequenas propriedades. 


A produção proveniente da agricultura familiar representa mais de 40% do valor bruto da agropecuária (VBP-A) do Paraná, sendo que na mesorregião sudoeste este percentual é de 

65,9%. No que se refere à cultura da soja, o Paraná ocupa o segundo lugar no ranking nacional. A Solidaridad trabalhou na região em parceria com as empresas Biorgânica e Gebana, atuantes na produção de soja orgânica.


Com a chegada do programa SFTF, a Biorgânica conseguiu melhorar sua atuação no campo: maior tempo de pesquisa para aprimoramento das diferentes culturas; ampliação da linha de produtos para atender a agricultura orgânica; e o mais importante - mais proximidade e eficiência na assistência técnica ao produtor. A parceria com a Solidaridad possibilitou estarmos mais presentes no dia-a-dia dos agricultores”, conta Paulo Martinkoski, técnico consultor e produtor de soja da Biorgânica. 

© 2016 Solidaridad Network